A Residência Riverview Gardens é uma série de três casas idênticas localizada em Austin, no Texas, a um quarteirão do Lago Lady Bird, antigo Lago Austin. A inspiração veio da Hamilton pool, uma profunda escarpa natural que forma uma cachoeira, nos arredores da cidade. No espírito da queda, a água pluvial é direcionada para um ponto em cada residência, e cai por três andares, formando uma queda teatral, fazendo alusão aos clássicos jardins chineses. A água da chuva é então coletada e usada para resfriar naturalmente a casa nos dias ventosos.
Cada unidade contem 186 m2 de espaço condicionado e um espaço considerável de terraços externos. São suspensas do solo para criar estacionamentos cobertos e uma área de lazer que aproveita a vista para o lago acima das árvores.
As plantas baixas de cada unidade são esticadas no eixo do rio, com o intuito de enquadrar a vista principal e criar jardins semi-privados nos espaços intermediários. A organização espacial é conduzida pela vista do lago.
Um conjunto de vidros e painéis vegetais divide o espaço em cada piso, criando um filtro entre o espaço público, de frente para o lago e do espaço privado, no lado oposto. Ao passar do espaço público para o privado, a vista para o lago vai sendo gradualmente obstruída, retendo o foco para o plano organizacional e aumentando a privacidade.
A casa é monolítica nas fachadas leste e oeste e completamente aberta com vidros para o norte e sul, o que permite vistas livres para o lago. A área minimizada permite grandes jardins compartilhados com vistosas empenas de madeira brasileira, com 12 metros de altura. Uma parede cactus, como a legendária cerca do estúdio de Diego Rivera, na cidade do México, enquadra o lote no nível da rua.
Partições espaciais ao longo do eixo de cada edifício são de vidro para permitir vistas partilhadas. Um pátio central serve como parte da circulação. Ele é emoldurado por paredes de vidro, que enquadram vistas panorâmicas através das salas interiores e para o lago e permite acesso privado para o exterior e cria espaços semi-privados. Toda a superfície do teto é ocupável e concebido como um “cômodo” parcialmente fechado, com altos painéis translúcidos que garantem privacidade, emolduram vistas, e refletem a luz do céu.
Trabalhando como arquitetos e construtores, o escritório Bercy Chen Studio teve a oportunidade de inovar nos sistemas e detalhes. A parceria do projeto com engenheiros estruturais permitiu, nessas casas relativamente pequenas, algum arrojo estrutural. Como uma torre de Pisa invertida, o volume superior apoia sobre o volume intermediário, que se apoia na base. A forma resultante se estende em direção ao lago e oferece amplo sombreamento para cada nível.
Esforçando-se para atingir força, minimalismo, economia e eficiência energética, o escritório testou algumas estratégias para tornar os painéis translúcidos externos, o mais isolante possível. Optou-se por uma combinação de painéis de policarbonato, pregos de madeira esmaltados e plásticos bolhas comuns.
A importância da transparência no projeto demandou uma atenção especial para o desenho dos caixilhos. O escritório aproveitou a experiência do time para desenhar todas as janelas e portas exclusivamente para a residência, incluindo as maçanetas e fechos.